AS CORES EXISTEM

AS MISTURAS DAS CORES

Muitos estudos são feitos sobre a mistura das cores. Vários aspectos são considerados. Podemos fazer as misturas com luzes ou pigmentos extraídos de  tintas, vegetais, minerais, produtos químicos, etc. 

De um modo geral a cor que vemos é a cor que irá nos influenciar, qualquer que seja a fonte (luz ou tinta - pigmento). Se estivermos observando uma parede, e vemos uma parede vermelha por exemplo, não importa se é luz vermelha sobre uma parede branca ou a parede pintada com tinta vermelha, para quem estiver observando a parede, essa será uma parede vermelha. 


COM LUZES

Os estudos sobre as misturas das cores tiveram grande evolução após as descobertas feitas pelo cientista Isaac Newton em 1664 quando ele decompôs com o auxilio de um prisma a luz solar em raios luminosos coloridos (espectro solar). Com essa descoberta ele pode definir que a luz branca é formada com a soma de todas as cores.

Avançando um pouco mais, descobriu-se que a soma das três cores Vermelho + Verde + Azul, também formava a luz branca. Daí criou-se uma tabela onde essas três cores são utilizadas para a formação de qualquer uma outra cor que se queira. Elas são classificadas como cores primárias aditivas: vermelho - verde - azul (em inglês, red, green e blue - RGB). A mistura entre essas três cores (primárias) com maior ou menor intensidade de luz, resulta em infinitas outras tonalidades de cores.

Esse sistema "RGB" é utilizado em qualquer evento que necessite de efeitos luminosos para obter diferentes cores; por exemplo: aparelhos de TV, monitores de vídeo, iluminações de palcos em teatros ou shows, etc. Algumas das técnicas mais utilizadas para se fazer essas misturas são:

ADIÇÃO - INVERSÃO - SUBTRAÇÃO

Newton obteve também um outro esquemas fazendo a subtração de cores, são as chamadas cores primárias subtrativas: ciano, magenta e amarelo (em inglês, cian, magenta e yellow - CMY). Esse esquema é a inversão das cores primárias aditivas. Alguns equipamentos utilizam esse esquema para obter novas cores.


COM PIGMENTOS (TINTAS)

No caso dos pigmentos (tintas, tinturas extraídas de vegetais, minerais, produtos químicos, etc.) as três cores primárias são: vermelho - amarelo - azul.

É muito difícil misturar os pigmentos só seguindo as tabelas de cores, visto que cada material possui características diferentes com relação a composição química e alguns outros elementos físicos. Só é possível adotar as tabelas de misturas cores se utilizar materiais com um alto grau de pureza.

A diferença entre cor luz e pigmentos é muito importante para quem trabalha com tintas, como um pintor ou uma gráfica que deverá utilizar essas cores (puras) primárias como base para uma mistura e obter uma nova cor (matiz).

Esquema de mistura do pigmentos: 

As cores primárias são: vermelho - amarelo - azul.

As cores secundárias formam-se de duas cores primárias, misturadas entre si:

vermelho + amarelo = laranja; azul + vermelho = violeta; amarelo + azul = verde.

As cores terciárias são as que se formam da mistura de duas cores secundárias ou de uma cor primária e uma secundária: violeta + laranja = marrom, ou vermelho + verde = marrom; violeta + verde = oliva; verde + laranja = ocre; etc.

Para clarear ou escurecer uma cor, utiliza-se o branco ou o preto. Exemplo: vermelho + branco = rosa; branco + preto = cinza; etc.

Edison Urbano


Página Anterior

Copyright© 2001 by EDIURB's Produções - Todos os direitos reservados - All rights reserved