AS CORES EXISTEM

AS CORES POSSUEM FREQÜÊNCIAS DIFERENTES

Com as descobertas de Newton sobre o "Espectro da luz solar", estudos em laboratórios mais equipados puderam provar que as cores possuem freqüências e comprimentos de ondas diferentes. Como essas ondas são muito minúsculas, adotaram a unidade de medida em "Angström" (Å) em homenagem ao físico e astrônomo sueco Anders Jöns Angström (1814-1874), que mapeou em detalhes as linhas pretas da luz solar, e foi o primeiro a analisar o espectro de uma aurora boreal em 1867. 1 angstrom é igual a 10 elevado a -10 m, ou seja, um milionésimo de milímetro ou um milésimo de mícron. 1Å é uma sub divisão do mícron (µ) que por sua vez é uma sub divisão  do centímetro. 1 µ = 0,0001 cm e 1 Å = 0,001 µ. 

Observe o gráfico abaixo: Em amplitude, temos a intensidade da luz (no gráfico é a mesma para todas as cores). Em freqüência, temos o número de vibrações luminosas de cada cor em um mesmo espaço de tempo (forma simbólica).

Baseado nesse gráfico, concluímos que:

1- o comprimento da onda provocada pela radiação da luz vermelha é maior do que o da luz violeta.

2- do vermelho ao violeta a freqüência aumenta e o comprimento de onda diminui.

3- do espectro, o vermelho tem a freqüência mais baixa e o comprimento de onda maior (por volta de 7000 Å). O violeta tem a freqüência mais alta e o comprimento de onda menor (por volta de 4000 Å). Como média a referência é o verde.

O comprimento da luz visível ao olho humano varia entre 7500 Å à 3700 Å (do estremo inferior vermelho ao estremo superior violeta). As freqüências abaixo e próximas do vermelho são os "raios infravermelhos", e as acima e próximas do violeta são os chamados "raios ultravioletas".

Uma outra explicação tão igualmente interessante é o da física quântica que analisa os raios luminosos como energia eletromagnética e possuem características materiais. Se essa afirmação estiver correta, então qualquer corpo material pode conter (absorver) energia se ficar exposto a luz. Será que isso pode provar os efeitos da Cromoterapia? Para quem quiser se aprofundar, creio que Vale a pena pesquisar sobre esse assunto.

Edison Urbano


Página Anterior

Copyright© 2001 by EDIURB's Produções - Todos os direitos reservados - All rights reserved