AS CORES EXISTEM

FORMAÇÃO DO ARCO-ÍRIS

O cientista Isaac Newton provou que a luz branca ao transpassar um prisma de cristal se divide em vários feixes coloridos; sete bem visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Provou ainda que: colocando um outro prisma invertido esse feixe colorido refletem a luz branca novamente. Com isso ele pode provar que a luz branca é formada com a soma de todas as cores. Esse feixe colorido é chamado de "ESPECTRO DA LUZ SOLAR".

ESPECTRO - Feixe de luz refratado no prisma de cristal.

Outro fato interessante é que o feixe de luz vermelho reflete mais reto (direto) em relação ao angulo da luz branca, enquanto o violeta tem um angulo de desvio maior (veja figura acima). Com isso Newton descobriu que cada cor tem uma vibração (freqüência) diferente. Ao observar esse fenômeno, Newton pode entender o porque da cor vermelha aparecer mais acima em um arco-íris.

Em uma gota de água acontece esse mesmo efeito além do efeito que a água tem em refletir uma imagem como um espelho. 

O raio solar ao atingir uma nuvem carregada com milhares de gotículas de água reflete esses raios formando assim o arco-íris. Para que possamos ver o arco-íris, é necessário que o sol esteja mais próximo a linha do horizonte. O ideal é pela manhã ou ao entardecer, caso contrário só será possível ver o arco-íris se estivermos em um local bem alto, em uma montanha ou em um avião por exemplo. Nesse caso iremos observar o arco-íris em um local mais abaixo. Isso acontece devido o angulo de refração dos raios refletidos pelas gotas de águas existentes em uma nuvem. Veja a figura abaixo como os raios solares ao atingir uma gota de água se dividem como em um prisma e são refletidos como em um espelho.

A cor vermelha que vemos no arco-íris é uma reflexão proveniente de uma gota de água mais acima ou mais distante (externa) que a cor violeta refletida de outra gota de água mais abaixo ou mais próxima. 

Para o observador o angulo formado pelo raio vermelho é maior que o angulo do violeta. As demais cores estão em ângulos diferentes entre o vermelho e o violeta.

Baseado nessa teoria podemos afirmar que cada um verá um arco-íris diferente, já que é impossível duas pessoas estarem exatamente em um mesmo lugar ao mesmo tempo.

Edison Urbano


Página Anterior

Copyright© 2001 by EDIURB's Produções - Todos os direitos reservados - All rights reserved