sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

PROJETO EXPERIMENTAL DO
VASO FREÁTICO ECOLÓGICO

PARA UMA GARRAFA DE 10 LITROS

FEITO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
O sistema de suprimento de água é super econômico
e com total proteção contra o mosquito transmissor da Dengue

MANUAL DE CONSTRUÇÃO
Versão 1.0

IMPORTANTE: Dependendo do tipo de terra e da altura do vaso (garrafa PET) a umidade custa mais a subir, mas isso é só até toda a terra ficar úmida. Na realidade é a planta que vai atrás da água, ou seja, as raízes da planta é que vão "puxar" água do fundo. Quando a planta ainda é muito nova e suas raízes são bem superficiais, é necessário colocar água por cima até a planta criar raízes mais profundas. Isso é bem fácil de notar quando a gente semeia o trigo para cultivá-lo até que fique uma grama de +/- 15cm que serve para fazer o suco de clorofila; nos primeiros dias colocamos água por cima para deixar as sementes bem úmidas, depois que as raízes criam +/- 5cm de profundidade não precisa mais colocar água por cima, daí em diante coloca-se água apenas no reservatório. Obs.: mais na superfície é normal ela ficar totalmente seca, que por sinal é bom, porque assim não haverá perda de água por evaporação, não forma musgo, limbo, mofo, etc.

Esse vaso foi dimensionado para uma garrafa (galão) de PET de 10 litros. Foram utilizados dois cabos de vassouras cortados em pedaços, alguns pedaços de madeiras usadas em construções, unidos com parafusos e pintados com tinta esmalte.

Lista de materiais:

Os pedaços feitos com os cabos das vassouras são:
- 04 pedaços de 55cm = os quatro pilares de sustentação

Os pedaços feitos com sobras de madeiras usadas em construções (que no nosso caso é de 9,5cm de largura por 2 de espessura) são:
- 07 pedaços de 22cm = quatro para montar o quadro superior do cavalete e três para o suporte do tudo base.
Obs.: essas madeiras podem variar bastante, tanto na largura, quanto na espessura. O mais importante é marcar e fazer os furos para os parafusos que irão unir os pedaços, proporcionais as medidas das madeiras que tiver em mãos.

Os parafusos para fazer as uniões são:
- 28 parafusos para madeira de 4,8 x 50mm para montar o quadrante.

Para o tubo base:
- 1 pedaço de 26cm de tubo de 75mm
- 1 cap de 75mm
- 1 joelho de 90° de 75mm
- 1 plug de 75mm
- 1 pedaço de 3cm de tubo de 50mm

Diversos:
- 1 lixa n° 100 e 1 lixa n°180 para fazer o acabamento
- 1 latinha de 225ml de tinta esmalte
- 1 lata de água raz
- colas: 1 cola para PVC (se os tubos e conexões forem de PVC) e 1 cola para fazer o reforço na união do pedacinho de tubo de 50mm no tubo de 75mm (durepox, ou massa plástica, ou araldite, ou outra similar)
- um pedaço de forração de 14 x 40cm
- pedaços de panos velhos

Ferramentas:
- serrinha de ferro com arco (para serrar os pedaços de cabos de vassouras - melhor acabamento)
- furadeira com brocas para madeira
- grosa para arredondar as pontas dos pedaços de madeira
- 1 pincel pequeno
- 1 chave de fenda
- 1 estilete e 1 régua ou guia de aço ou similar.

Preparação dos pedaços de cabos de vassouras para a montagem do cavalete:

O primeiro passo é retirar os cabos das vassouras (usadas), retirar a cobertura de plástico (se tiver), serrar as pontas (normalmente com pregos ou grampos de ferro), lavar com água e sabão e deixar secarem no chão para evitar que fiquem tortos. Após a secagem, lixá-los com lixa para madeira n°100.

Depois escolher dois cabos bem conservados, retos e de espessuras iguais para cortar com uma serrinha de arco, quatro pedaços de 50cm de comprimento cada.

Agora risque com um lápis duas linhas paralelas nos 4 pedaços de cabos de 55cm (pilares) conforme é mostrado no desenho a seguir:

Depois marque com lápis os pontos onde deverá fazer os furos nos pedaços de cabos de 55cm (pilares) conforme esquema do desenho a seguir:

Depois, faça os furos atravessando os pedaços de madeira usando uma furadeira com broca de 5mm. Veja ilustração a seguir:

Depois, com uma grosa, arredonde as pontas dos pedaços, e com uma lixa para madeira n° 100 faça o acabamento. Veja ilustração a seguir:

Preparação e montagem do conjunto de pedaços de madeiras para fazer o suporte para o tubo base:

Pegar dois pedaços de 22cm e diminuir a largura para 5cm. Assim teremos dois pedaços de 22cm de comprimento por 5cm de largura e 2cm de espessura, que serão as duas laterais para fixar o pedaço central que será a base para apoiar o tubo base (verde claro na figura a seguir).

 

Em seguida, pegar o último pedaço de 22cm, e riscar com lápis as medidas conforme figura (verde claro) ao lado.

Depois serrar e unir com parafusos esse pedaço aos dois pedaços de 22cm x 5cm (laterais) conforme figura acima.

Montagem do cavalete:

Para a montagem do cavalete, una os pedaços de madeiras com parafusos de 5cm de comprimento.

Preparação da garrafa PET:

Em algumas garrafas (galões) de 5 e 10 litros, tem uma alça que faz parte da própria garrafa. Para esses casos, use uma serrinha de ferro para cortar essa alça o mais rente possível da curva do anel que circunda a boca da garrafa. Depois use uma lixa apoiada em um pedacinho de madeira para fazer o acabamento, deixando o anel por igual em toda a volta da boca da garrafa.

Veja foto ao lado =>

Preparação e Montagem do tubo base:

Para fazer a montagem do tubo base, siga as indicações das figuras a seguir:

Obs.: Para fazer a montagem do tubo base e preparação da garrafa PET, veja mais detalhes nas DICAS da apresentação inicial desse projeto em: DICA DE COMO MOLDAR A PONTA DE UM TUBO DE PVC NO FOGO DA BOCA DE UM FOGÃO.


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved