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12/07/2012 - Show de Minicisternas em Maricá - RJ.


12 de julho - Visitas nas seis instituições que receberam as Minicisternas construídas pelos alunos do Curso Técnico em Edificações.

   

Passado um mês, voltamos à cidade de Maricá - RJ com o apoio da Fundação Alphaville para visitar e avaliar as seis instalações de sistemas de Aproveitamento de Água de Chuva baseadas na tecnologia da Minicisterna, feitas pelos alunos do 4º ano do curso Técnico em Edificações do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel em entidades escolhidas por eles.

Essas instalações tiveram por objetivo a participação no concurso promovido pela Fundação Alphaville para premiar o grupo que mais se destacou na elaboração do projeto.

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A Creche Municipal Estrelinhas do Amanhã foi a primeira entidade que visitamos. Os alunos Guilherme Santos Muniz, Caroll Felismino, Carolina Torres, Lili Soares, Jenniffer Braga e Daniella Jardim, construíram uma Minicisterna usando uma bombona de 200 litros e fizeram todo o sistema hidráulico com garrafas PETs, desde a calha, o condutor de descida e as tubulações e conexões da Minicisterna. Para a base usaram dois pneus com enchimento de areia.

Deram o nome de S.O.S. Vida Verde e pintaram a Minicisterna, disfarçando-a de tronco de árvore. O objetivo principal para o uso da água de chuva será irrigar uma horta vertical feita com garrafas PETs e uma grande área verde que faz parte da escola.

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A segunda entidade foi a Escola Estadual Benvindo Taques Horta.

Logo que chegamos as alunas Jéssica Brito, Mariana Calegario, Mayara Oliveira, Simone Gomes e Thayná Portella nos deram um panfleto com um Making Off (foto ao lado) e a seguinte mensagem:

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meu mundo sustentável
"Para Um Caminho Melhor"

Com o apoio do braço social do Grupo Alphaville, tivemos a oportunidade de participar e desenvolver um projeto sobre Água e seu aproveitamento com a tecnologia da minicisterna, desenvolvida e magistrado pelo professor Edison Urbano. Seu desenvolvimento contou com a reutilização de materiais ou de fácil decomposição ao meio ambiente. Sem fins lucrativos, seu conceito inicial seria beneficiar uma entidade pública, neste caso a Escola Municipal Benvindo Taques Horta nos deu total apoio e sabe da importância em pensar sustentável e conscientizar alunos e comunidade.

"Sustentabilidade hoje, é a garantia de um futuro melhor, para as gerações seguintes..."

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Neste projeto o grupo usou o bambú (tratado) para fazer uma calha (foto ao lado) e uma pequena área de paisagismo (foto acima).
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Construíram uma Minicisterna completa e ainda uniram uma segunda bombona por um tubo (vasos comunicantes) para duplicar a capacidade de armazenamento de água da chuva.

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A água da chuva servirá para lavagem dos pisos e para irrigar as plantas e uma horta vertical feita com garrafas PETs.

Obs.: em todas as entidade vimos grandes reservatórios de água indicando claramente que deve ter muita falta de água nessa cidade.

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A terceira entidade foi o Colégio Estadual Euclydes Paulo da Silva - Maricá - RJ.

Os alunos Vanessa Garcia, Vinicius Garcia, Thaysa Pereira e Vinícius Pereira, fizeram um trabalho muito bonito e um acabamento impecável.

Obs.: Já podem comercializar esse produto; "Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva de Baixo Custo com a tecnologia da Minicisterna".

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Nessa instalação optaram por um reservatório maior e mais elevado para ter uma pressão maior de água quando conectar uma mangueira na torneira da Minicisterna. Isso será importante para umedecer o pátio da escola em dias mais secos, pois por estar ao lado de rua de terra fica com muita poeira.

Também deram a opção de conectar uma mangueirinha com pequenos furos na torneira da Minicisterna para fazer a irrigação de um pequeno jardim próximo a ela.

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Nossa quarta visita foi no Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (NAIR)

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Nessa entidade o grupo decidiu montar duas Minicisternas.

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A primeira,  além de armazenar água de chuva para lavagem dos pisos, teve por objetivo desviar o condutor de descida de uma das águas do telhado para um sistema hidráulico de drenagem de água de chuva por intermédio da Minicisterna. Isso foi feito porque havia um problema de alagamento no pátio da escola.

Obs.: Parabéns pela iniciativa e solução técnica de um problema muito desagradável.

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A segunda Minicisterna foi instalada em local estratégico com a finalidade de usar a água de chuva para irrigar dois canteiros por intermédio de tubulações fixas, com um registro para cada tubulação. As tubulações, com vários furinhos, percorrem por cima dos canteiros facilitando a irrigação apenas abrindo e fechando os registros. Vejam fotos a seguir.

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A quinta visita foi na própria escola dos alunos, o Centro Educacional Joana Benedicta Rangel.

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Aqui a água da Minicisterna servirá para as aulas práticas de edificações. Os alunos alegaram muita dificuldade nessas aulas porque precisavam usar a água da escola e isso significava desperdício de água potável, além do difícil acesso à essa água, pois antes da instalação da Minicisterna, eles haviam improvisado uma torneira que foi instalada em uma tubulação provisória vinda de outro canto da escola.

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E a última visita foi na Creche-Escola Casinha da Emília. Apesar do espaço bem limitado o grupo conseguiu incorporar a Minicisterna em um canto junto a um pequeno jardim de interior.

A água dessa Minicisterna será para lavagem de pisos e rega das plantas.

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No dia 13 de julho foi realizada uma grande e merecida homenagem para os alunos com a apuração do concurso e entrega dos certificados.

Nós e as ilustres entidades de Maricá também fomos homenageados.

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À cada nota que a Débora (Fundação Alphaville) anunciava o coração gelava...

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Ao final da apuração houve uma grande festa dos vencedores e todos se comoveram.

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E para finalizar, cada integrante do grupo vencedor foi premiado pela Fundação Alphaville com uma trena eletrônica de alta qualidade.

Parabéns Maricá por esse belo evento e estímulo aos alunos, incentivando-os a incorporarem projetos sustentáveis nas entidades de formação das novas gerações, conscientizando-os sobre a necessidade da preservação ambiental para um mundo melhor.

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Mais uma vez quero agradecer a toda equipe da Fundação Alphaville pela oportunidade que me deram, em especial a Monica Picavêa por acreditar e apoiar o meu trabalho e a Débora Silva (foto ao lado) minha anfitriã nesse evento.

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Vejam também a reportagem que publicaram no site da prefeitura de Maricá:

Curso Técnico em Edificações premia melhor projeto sustentável
http://www.marica.rj.gov.br/?s=noticia&n=2006 

Curso Técnico em Edificações premia melhor projeto sustentável
Texto: Leandra Costa (edição: Marcelo Moreira) | Fotos: Fernando Silva
Alunos do curso Técnico em Edificações na cerimônia de premiação.

Alunos desenvolveram minicisternas ecológicas, instaladas em diferentes pontos de Maricá


Na manhã desta sexta-feira, 13 de julho, os alunos do 4º e último ano do curso Técnico em Edificações, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá em parceria com o Senai, conheceram o grupo vencedor de uma saudável competição proposta no curso “Tecnologia Sustentável de Baixo Custo” - realizado em junho e do qual todos participaram.

Um concurso propôs aos estudantes a criação de minicisternas com utilização de materiais ecológicos para captação e reutilização da água da chuva e o projeto vencedor foi o instalado no Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (Nair). Os vencedores, além da minicisterna, criaram outro sistema de reaproveitamento da água pluvial para irrigação independente de horta e para utilização para fins domésticos, como lavagem do chão.

Dois membros do grupo vencedor, Jorge Sofilis e Joice Azeredo da Silva, ambos de 18 anos, explicaram o desenvolvimento do projeto. “Queríamos desenvolver nosso trabalho no Nair por ser uma unidade que trabalha com crianças carentes e nos deparamos com um problema de alagamento enfrentado pelos usuários do local quando chovia. Tínhamos que tentar ajudar a solucionar esse acúmulo de água e também a falta d´água tão comum no verão”, explicou Jorge. Por meio de tubos de PVC e Bombonas, o grupo desenvolveu os dois sistemas em três dias. “Esse prazo foi o nosso maior desafio. Se quiséssemos apenas desenvolver a minicisterna teríamos acabado antes, mas nossa intenção era contribuir com aquela instituição”. Além do casal, também participaram do grupo outras quatro pessoas: Ester da Silva, Alice Sá, Deocleciano Castro e Carlos Ribeiro.

A subsecretaria municipal de Meio Ambiente destacou que o grupo vencedor irá participar do projeto de elaboração de um camping sustentável a ser instalado na cidade, em parceira com a secretaria de Turismo.


O Projeto

O projeto vencedor, assim como os demais cinco projetos apresentados por outros estudantes do Curso de Edificações,  é fruto de um treinamento realizado no mês passado, durante quatro dias, com a proposta de criação de projetos sustentáveis focados na utilização de materiais e técnicas ecológicas disponíveis na área da construção civil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Ambiente e Educação e a Fundação Alphaville - braço social do Grupo Alphaville, que investe na área de construção civil na cidade.

Uma banca julgadora composta por construtores, professores do Senai e representantes da secretária de Ambiente e Educação avaliaram na quinta-feira (dia 12.07) o funcionamento de cada um dos projetos desenvolvidos, que além do Nair, beneficiaram as escolas públicas Joana Benedicta Rangel, Benvindo Taques Horta e Euclides Paulo da Silva, além das creches Estrelinhas do Amanhã e Casinha da Emília.

Os sete avaliadores deram notas de zero a dez respeitando três itens de julgamento (instalação técnica; valor social e criatividade e recursos materiais). Esses itens eram subdivididos em outras três subcategorias para avaliar toda a complexidade dos projetos desenvolvidos. A disputa foi muito acirrada, mas com a diferença de um ponto, a equipe que desenvolveu o projeto no Nair, com 603 pontos, venceu a segunda melhor equipe (que implantou a minicisterna na escola estadual Euclides Paulo da Silva e obteve 602 pontos.

Uma das julgadoras, a coordenadora de Educação Ambiental Mariana Caruso considerou o resultado muito justo. “A grande diferença do projeto vencedor foi criar dois projetos integrados. Além da minicisterna proposta no treinamento, eles também fizeram um sistema em outro telhado de irrigação de horta, resolvendo um grande problema da unidade que sofria com alagamentos no pátio”, explicou a coordenadora.

Os vencedores ganharam um medidor de distância digital a laser que serve, dentre outras funções, para medir com precisão a distância e o comprimento de objetos. Todos os participantes receberam certificados de participação. Segundo a coordenadora de sustentabilidade da fundação Alphaville, Débora Silva, em agosto será aplicado um novo curso para esses mesmos alunos com a proposta de criação de um aquecedor solar.


 

Os dois melhores grupos.
Vencedores do projeto que desenvolveram o projeto no Nair.
Alunos que desenvolveram o projeto na escola estadual Euclides Paulo da Silva

E a aventura continua...
Abraços, sucessos e até +,
Edison Urbano.
Criação, P&D e disseminação em tecnologias de baixo custo.
e-mail: ediurb@sempresustentavel.com.br
Site: www.sempresustentavel.com.br


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