sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

Cursos sobre Água e Aproveitamento de Água de Chuva com a tecnologia da Minicisterna
em Maricá - RJ


12 a 15 de junho - Cursos sobre Água e Aproveitamento de Água de Chuva com a tecnologia da Minicisterna em Maricá - RJ.

Com o apoio da Fundação Alphaville - braço social do Grupo Alphaville, realizamos dois cursos sobre Água e Aproveitamento de Água de Chuva com a tecnologia da Minicisterna na cidade de Maricá - RJ para 36 alunos do 4° e último ano do curso Técnico em Edificações.

Nos cursos foram ministradas aulas teóricas e práticas com a montagem de duas Minicisternas para serem instaladas posteriormente.

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

Os alunos irão participar de um desafio onde deverão implantar Minicisternas em entidades sociais e concorrerão a prêmios oferecidos pela Fundação Alphaville, que serão entregues no dia 13 de julho. E ainda poderão usar esse projeto para fazerem o TCC. Simplesmente Show. Adorei dar esses cursos para esses jovens cheios de calor humano e com muita vontade de aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos.

   

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

CLIQUE PARA AMPLIAR

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

Quero agradecer a toda equipe da Fundação Alphaville pela oportunidade que me deram, em especial a Monica Picavêa por acreditar e apoiar o meu trabalho e a Débora Silva (foto ao lado) minha anfitriã nesse evento.

CLIQUE PARA AMPLIAR

   

Vejam também a reportagem que publicaram no site da prefeitura de Maricá:

Treinamento do curso de Edificações premiará projeto sustentável
http://www.marica.rj.gov.br/?s=noticia&n=1891

Publicado em 12 de Junho de 2012 • Visitas: 165
Treinamento do curso de Edificações premiará projeto sustentável
Texto: Leandra Costa e Marcelo Moreira | Fotos: Deborah Dias
Alunos do 4º ano do curso de Edificações que estão recebendo treinamento.

Com foco na qualificação profissional, os 36 alunos do 4º e último ano do curso Técnico em Edificações, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá em parceria com o Senai, participam esta semana do "Treinamento de Tecnologia Sustentável de Baixo Custo" - uma série de aulas com o especialista Edison Urbano focada nos materiais e técnicas ecológicas disponíveis na área da construção civil. O objetivo da iniciativa é estimular a criação de projetos sustentáveis entre os participantes e premiar as melhores ideias. O treinamento é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Ambiente, Educação e a Fundação Alphaville - braço social do Grupo Alphaville, que investe na área de construção civil na cidade.

Segundo a coordenadora de sustentabilidade da fundação, Débora Silva, o treinamento é dividido entre as partes teórica e prática e terá duração de quatro dias. Após o treinamento, os alunos serão divididos em seis grupos e motivados a desenvolver um modelo de minicisterna com captação de água da chuva, no prazo de 30 dias. “O desafio é identificar um local apropriado para a instalação da cisterna e construir o equipamento que será avaliado por uma banca julgadora formada por arquitetos, biólogos e engenheiros profissionais”, informou Débora durante o primeiro encontro com os alunos, realizado na manhã desta terça-feira (12.06). O melhor trabalho será revelado no dia 13 de julho e os criadores ganharão um medidor de distância digital a laser que serve, dentre outras funções, para medir com precisão a distância e o comprimento de objetos. Todos os participantes ganharão certificados de participação, camisas e um kit contendo o material básico para profissionais da área de construção civil.

O secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, acompanhou a primeira aula e destacou a importância de cursos que invistam na qualificação da mão de obra local. “Uma das carências de Maricá era não oferecer qualificação profissional de qualidade, principalmente aos jovens. E isso criava uma insegurança para empresas que querem investir na cidade. Hoje, a prefeitura investe na profissionalização de seus jovens para garantir o acesso deles ao mercado de trabalho e também para atender às exigências dos empresários e investidores”.

O treinamento

O Treinamento de Tecnologia Sustentável de Baixo Custo é comandado pelo técnico agrícola e eletrônico Edison Urbano, que durante sete anos atuou como monitor da ONG Sociedade do Sol ligada a USP. Atualmente, Edison se dedica ao projeto “Sempre Sustentável” - http://www.sempresustentavel.com.br/index.html - que tem como foco o desenvolvimento de projetos experimentais de baixo custo.

“Passei por dificuldades financeiras e tive que buscar alternativas que evitassem o gasto desnecessário com ações que eu poderia readaptar”, declarou o professor. Sobre o curso em Maricá, o professor foi enfático ao afirmar o quanto as aulas podem colaborar para o futuro profissional dos alunos. “Estou muito satisfeito com a dedicação e profissionalismo dessa turma que possui um comportamento altamente diferenciado. Eles absorvem rápido. Tenho certeza de que sairão excelentes profissionais dessa sala de aula”, afirmou o professor.

Um dos alunos do curso de Edificações, Jorge Sofilis, de 18 anos, está entusiasmado com o treinamento. “Hoje estou aprendendo diversas técnicas de sustentabilidade, principalmente na forma de aproveitamento da água por meio de bomba de PVC e de um reservatório de tambor. São ideias simples que nos permitem ampliar o aprendizado”, destacou o aluno que já se considera altamente capacitado para o mercado de trabalho. “No fim do ano, iremos concluir o nosso curso, mas já me sinto muito qualificado para atuar na área da construção civil”, declarou.

Outra participante, Joice Azeredo da Silva também tem 18 anos, é filha de um pedreiro e declarou que o curso técnico de Edificações foi a grande oportunidade profissional da vida dela. “Ia fazer o curso de formação de professores. Mas fui selecionada para o curso de Edificações e não pensei duas vezes. Decidi me dedicar de corpo e alma e estou tão entusiasmada que agora a minha meta é no próximo ano começar a fazer Engenharia”, declarou.


 

Equipe do Ambiente, Educação, Senai e Alphaville, parceiros do projeto.
Aula focada nos materiais e técnicas ecológicas disponíveis na área da construção civil.
Divididos em seis grupos, os alunos serão motivados a desenvolver um modelo de minicisterna com captação de água da chuva.
O melhor trabalho será revelado no dia 13 de julho e os criadores ganharão um medidor de distância digital a laser.

E a aventura continua...
Abraços, sucessos e até +,
Edison Urbano.
Criação, P&D e disseminação em tecnologias de baixo custo.
e-mail: ediurb@sempresustentavel.com.br
Site: www.sempresustentavel.com.br


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved