sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

 

22 de janeiro de 2015 - Minicisterna pode ajudar a economizar água.


Equipamento pode ser feito em casa e com materiais fáceis de serem encontrados.
Saiba mais...


Minicisterna pode ajudar a economizar água

Equipamento pode ser feito em casa e com materiais fáceis de serem encontrados

 

Há meses a crise hídrica já é uma realidade em São Paulo e outras cidades do Sudeste. Por isso, reaproveitar e economizar tudo o que é possível da água da chuva é uma maneira eficaz de minimizar os efeitos do problema.

Uma das alternativas para quem mora em casas é construir uma minicisterna para coletar as águas pluviais, que podem ser usadas para dar descarga, lavar o chão e regar as plantas, como ensina o site "Sempre Sustentável". 

Apesar disso, a água coletada desta forma não pode ser usada para cozinha, tomar banho ao outras atividades que exijam o líquido tratado.

Veja a seguir como construir sua minicisterna:

Antes de instalar a minicisterna, é necessário fazer um filtro para retirar as impurezas que podem vir do telhado ou da calha. Para saber como construí-lo, clique aqui.

1- O primeiro passo para a montagem do reservatório de água da chuva é escolher o lugar e a altura exata onde ele deverá ficar. O local ideal deveria ficar perto do tubo de descida da calha e ser de fácil acesso.

Reprodução/sempresustentavel.com.br

 
2 -  Os dois primeiro buracos a serem feitos são os de entrada e saída da água que desce do telhado para a bombona (barril) de 200 litros. Esses buracos devem ser feitos logo abaixo dos anéis da boca da bombona. Os buracos devem ficar alinhados de frente um para o outro.

A tubulação usada para esse circuito é de 75mm, logo o diâmetro dos furos devem ter essa medida. Como a parte mais alta da bombona é curva, os furos também devem acompanhar essa curvatura para ficarem bem ajustados.

Para fazer os furos, você vai precisar de uma furadeira com broca de cerca de 6mm, uma grosa ou lima grossa, lixas, régua e um lápis.

Reprodução/sempresustentavel.com.br



O primeiro passo é riscar na bombona o diâmetro desses dois furos (evite cortar ou furar nas emendas de fabricação feitas no plástico).

Para isso, peque um pedaço de tubo de 75mm, e risque de um lado da bombona o seu diâmetro, uns dois dedos abaixo dos anéis da boca e um centímetro ao lado da linha da emenda vertical da bombona.

Se a parte superior da bombona for muito curva, use uma régua ou pedaço de madeira bem reta, e aproxime horizontalmente da bombona o tubo com a régua sobre ele, formando um ângulo de 90º em relação a bombona para riscar o local que deverá fazer o buraco. Peça ajuda de mais uma pessoa para riscar esse furo. Depois gire a bombona 180° e faça a mesma coisa do lado oposto.

3 - Após terminar os furos, encaixe um tubo atravessando os dois buracos e coloque a bombona sobre o suporte posicionando-a exatamente no local que deverá ficar em definitivo. Agora será possível escolher onde vai instalar a torneira, se na frente, de um lado ou de outro. 

Reprodução/sempresustentavel.com.br

4- Agora instale a torneira. O ideal é uma do tipo para jardim de 3/4", com rosca na ponta para conectar uma mangueira. Coloque-a a cerca de 10cm próximo ao fundo da bombona usando um adaptador soldável com anel para caixa de água DN 25 na frente ou do lado da bombona.

Obs.: esse adaptador tem dois lados. O correto é instalar com o lado soldável para fora, porém não terá nenhum problema se instalar invertido. A vantagem de instalar invertido é que poderá rosquear a torneira direto no adaptador.

Reprodução/sempresustentavel.com.br

 

5 - Depois de ter instalado a torneira, retorne a bombona ao seu lugar e determine como vai fazer a conexão entre a tubulação de descida da calha e o tubo de entrada da Minicisterna, lembrando que entre esses dois pontos vai ser instalado o filtro e o "T" do separador.

Reprodução/sempresustentavel.com.br


6- O primeiro conjunto de peças internas da minicisterna é do redutor de turbulência e saída para o ladrão (ou para mais uma Minicisterna ou para uma grande cisterna subterrânea). A função do redutor de turbulência é de evitar que a água da chuva que chega na Minicisterna crie muita turbulência revolvendo toda a sujeira sedimentada no fundo.

O redutor de turbulência é composto por um Tê de 75mm, um pedaço de tubo de 75mm e dois joelhos de 90º de 75mm. A instalação do "T" é feita no meio da tubulação de 75mm (aquela que fizemos os dois furos de 75mm na bombona, a tubulação de entrada e saída de água durante a chuva) com o lado do anel virado para a saída (ladrão).

Reprodução/sempresustentavel.com.br

 
7- Antes de instalar o "T", primeiro corte o tubo que vem desde a saída do Separador das águas de chuva até dentro da Minicisterna. Essa medida deve ser calculada para que o pedaço que vai ficar para dentro da Minicisterna tenha na ponta uma bolsa para encaixar o "T" do conjunto do redutor de turbulências, e que esse "T" fique  no meio da Minicisterna. 


Para fazer a ponta do redutor de turbulências, junte dois joelhos de 90° formando um "U" conforme a foto ao lado. Para juntar os dois joelhos use o anel de borracha com graxa ou se desejar pode usar a cola de PVC. Para deixar os dois joelhos bem alinhados, pressione-os sobre uma superfície plana.

Reprodução/sempresustentavel.com.br

Reprodução/sempresustentavel.com.br


8-  Encaixe um pedaço de tubo de 75mm nesse "U" e meça encostando o "U" no fundo da bombona e o tubo ao lado do "T" e marque onde deverá ser cortado esse tubo. Repare que essa marca deve ser feita considerando o pedaço que vai entrar dentro do "T".

Depois do "T", instale usando o anel de borracha o tudo de saída (ladrão). Nesse tubo, faça um buraco com 50mm da largura e 150mm de comprido, na parte de baixo.

Reprodução/sempresustentavel.com.br



A função desse buraco é de dar vazão a água de superfície durante a chuva, levando junto com essa água o acúmulo de sujeiras que ficam boiando, como por exemplo alguns tipos de poeiras.

9 - 
No interior desse tubo, do lado que é encaixado no "T", faça uma pequena barreira. Para isso corte um pedacinho de PVC formando uma meia lua de mais ou menos 1,5cm de altura e cole com cola de PVC. Depois reforce a traseira dessa barreira com Durepox (do lado que tem o furo de 150mm. A função dessa barreira é de forçar com que a água da chuva desça pelo tubo do redutor de turbulências e depois saía pelo buraco inferior desse tubo (ladrão). Caso a chuva seja muito forte, a água vai ultrapassar essa barreira e seguir o fluxo normal para o ladrão. 

Do lado de fora da bombona, podemos conectar uma extensão na ponta desse tubo (ladrão) para conectá-la a mais uma Minicisterna ou a uma cisterna (repetindo esse conjunto de tubulações dentro da nova Minicisterna ou cisterna), ou simplesmente fazer uma tubulação para liberar a água próximo do piso ou para uma tubulação ligada a rede pluvial da casa. 

10 - 
Para o caso de liberar a água para o chão, é recomendável que instale uma tela mosqueteiro ou uma portinha anti refluxo na ponta dessa tubulação.

Para instalar a telinha, primeiro retire o joelho de 45º, cubra a ponta do tubo de 75mm com a telinha e encaixe novamente o joelho no tubo.

Reprodução/sempresustentavel.com.br 

Depois com a ajuda de um martelinho de borracha ou um pedaço de madeira com uma toalha enrolada, vá batendo ao redor do joelho até encaixar completamente no tubo. Esse processo vai fazer com que a tela fique bem esticada dentro do tubo.

Depois, com um estilete, corte as sobra da telinha ao redor do tubo.

 


 

E a aventura continua...
Abraços, sucessos e até +,
Edison Urbano.
Criação, P&D e disseminação em tecnologias de baixo custo.
e-mail: ediurb@sempresustentavel.com.br
Site: www.sempresustentavel.com.br 


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved