sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

Aquecedor solar feito com tubos de PVC pelo Frederico Coelho - out 2015


Olá Edison,

Eu encontrei o projeto de aquecedor de água com tubos de PVC no site sempresustentavel comprei os materiais e instalei em minha casa do mesmo jeito que o passo a passo orienta. Seguem as fotos do aquecedor instalado e da construção da placa.

 
 

Funcionou perfeitamente e estou muito satisfeito. Fui tomar banho e achei que a água estava muito quente. Então pensei: vou passar o chuveiro da posição verão para desligado. Imaginem meu desespero quando percebi que ele já estava desligado... derretendo kkkkk

 
 
 

Gostaria de compartilhar uma melhoria que fiz no sistema em função de um problema que ocorreu no momento de usar o sistema. A bóia do coletor de água quente funcionou perfeitamente, mas como o sistema é de baixa pressão, ou seja, não tem pressão de água quente nos tubos que alimentam o chuveiro, qualquer entrada de ar no tubo pescador faz o pescador subir mais e sua ponta fica pra fora da água. Para resolver o problema eu usei 90 cm da espuma de polietileno de revestimento dos canos de água quente, aquela redonda que passamos o cano por dentro dela, coloquei um cano dentro dela e a coloquei boiando dentro da caixa de água, amarrada à ponta do pescador de água quente, assim, temos uma bóia eficiente e suficientemente pesada para manter a ponta do pescador dentro da água sem subir por causa de ar que entre no sistema. Seria interessante, se você achar pertinente, acrescentar esta ideia ao projeto.
 

NOTA SempreSustentável: Frederico, esse problema pode estar acontecendo por ter rosqueado muito o adaptador da articulação do pescador. Outra forma de resolver isso é aumentar o ângulo da abertura de 45°.

 
 

Outro detalhe da minha implementação é que eu comprei uma chapa deste material que faz calhas de chuva, com o tamanho da placa para servir de suporte de sustentação e para fazer as vezes das caixas tetra-pack. Foi uma opção minha que adicionou um custo extra de 30R$ por placa, mas que valeu à pena.

NOTA SempreSustentável: Perfeito.

Abraço,
Frederico Coelho.

 
 


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved